Agenda de Eventos da Cidade de Aveiro
 
início      agenda      destaques      apresentação      contactos      do público     
Outubro     Novembro    
 
Cinema
Música
Teatro
Encontros e Workshops
Exposições
Feiras e Festas
Livros e Leituras

 
  Exposições  
 
Texto
Datas
Tipo
  Zyklon B
A mostra tem como tema central o Holocausto e pretende ser um pequeno contributo para que as pessoas se lembrem que, acima de tudo, está o Homem e a sua Dignidade, está a vida e a liberdade de viver, está o sentimento e o respeito.
 
 

 
  Reflexos
Os trabalhos realizados por esta bailarina / fotógrafa têm como ponto de partida o ballet, apresentando-se como cristalizações duplicadas ao espelho de um corpo de bailarina.
 
 

 
  Paramentária e Alfaias Litúrgicas
Esta mostra reúne peças de pintura, escultura, têxteis, talha e ourivesaria provenientes do Convento de Jesus das Dominicanas de Aveiro, sendo na sua globalidade, peças maioritariamente desconhecidas do público.
 
 

 
  Aveiro em Festa
Trata-se de uma exposição que pretende revelar algumas das novidades que vão surgir em Aveiro, no âmbito do EURO2004, com a criação de Praças EURO e uma forte aposta na animação cultural. Organizada pela Câmara Municipal de Aveiro, a mostra conta com as parcerias do Teatro Aveirense e da Universidade de Aveiro, que em conjunto com a autarquia desenvolveram a programação cultural “Aveiro em Festa”, a decorrer nos meses de Maio, Junho e Junho.
 
   
  Exposição colectiva do Aveiro Arte
Uma exposição colectiva do Aveiro-Arte que inaugura o espaço da Morgados da Pedricosa como o eleito para descobrir o trabalho da associação de artistas plásticos aveirense.
 
 

 
  Zé Penicheiro – Mostra Retrospectiva
Zé Penicheiro, artista residente da Universidade de Aveiro, irá nesta mostra proporcionar ao público a oportunidade de conhecer ou rever o seu vasto percurso artístico, através da exposição de numerosos trabalhos de pintura e caricatura.
 
 

 
  Os Genes e a Alimentação
É com esta exposição que a Universidade de Aveiro irá inaugurar mais um novo espaço que disponibiliza à cidade de Aveiro, e a todos os interessados pela ciência e a cultura - o Centro Ciência Viva.
 
 

 
  O alargamento da União Europeia - os 10 novos países membros da adesão
Uma exposição documental promovida pelo Centro de Documentação Europeia que nos dá a conhecer os dez novos membros da família europeia.
 
 

 
  Os 25 anos do GRETUA
O GRETUA - Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro comemora em 2004 um quarto de século de actividade. Conheça o percurso do Grupo nesta exposição patente na sala de exposições da biblioteca da Universidade.
 
 

 
  Um passeio através do tempo
Conhecer a evolução do tempo à escala geológica é a proposta desta exposição que está patente ao longo do Campus Universitário de Santiago, ao ar livre.
 
   
  A Ria de Aveiro e a Arqueologia Náutica e Subaquática em Portugal
 
   
  Aveiro em Papel Salgado
A Exposição “Aveiro em Papel Salgado” vai estar patente até 5 de Outubro, na Galeria da Antiga Capitania, e poderá ser apreciada de Segunda-feira a Domingo, das 14.00 às 20.00 Horas.
 
   
  Vera Regina (Pintura)
 
   
  A mulher portuguesa herdeira de uma cultura
A Mulher Portuguesa ainda carrega consigo uma herança pesada de preconceitos que a inibem de usufruir em pleno dos seus direitos de ser pessoa e ser humano.
 
   
  Fernando Subtil
Exposição de Fotografia
 
   
  12 horas / 12 fotos
Exposição com os trabalhos apresentado no âmbito de um concurso de fotografia proposto aos jovens pela Casa Municipal da Juventude.
 
   
  Rui Mendo
 
   
  Exposição Anual do Círculo AVEIROARTE
Como habitualmente, o Círculo Experimental dos Artistas Plásticos de Aveiro – AVEIROARTE mostrará nesta exposição trabalhos da maioria dos cem artistas que integram esta associação cultural da cidade. No espaço do Museu da República será possível apreciar obras de pintura, escultura, desenho e cerâmica, de diversos estilos e tendências artísticas, mas onde prevalece o carácter experimentalista que caracteriza o Círculo de Artes Plásticas.
 
 

 
  Exposição de Pintura em Porcelana
Trata-se de uma mostra de trabalhos de alunos da ACAV - Associação Arte e Cultura de Aveiro.
 
   
  Mostra de Pintura de Bruno Pedrosa
A mostra consiste em oito quadros que trazem o mais recente trabalho do pintor autodidacta. Quadros que reflectem as experiências e os estados de espírito do jovem de 20 anos.
 
 

 
  Exposição «Vespas»

Trata-se de uma montagem tridimensional inspirada em «Vespas» do artista Ferreira de Almeida.
 
   
  Exposição «Timor Loro Sae - A Nação do Sol Nascente»

Colectânea de apontamentos fotográficos e textos dos participantes da Missão Oficial de Observação do Referendo de Timor Loro Sae que integrou dois elementos da SUL - Associação de Cooperação para o Desenvolvimento, Cláudia Caldeirinha e Rui Correia.
 
   
  Exposição «Aveiro Jovem Criador 2004»
Iniciativa organizada pelo Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Aveiro, o Concurso «Aveiro Jovem Criador» visa promover e distinguir novos talentos nas áreas da Pintura, Fotografia, Arte Digital e Escrita.
 
 

 
  Luz na Noite
Exposição de fotografia de Acácio Conde organizada no espaço da Associação Aveiro Arte.
 
   
  Exposição "Vórtices e outras Tempestades"

Da autoria de IVO, a exposição "Vórtices e outras Tempestades" apresenta um conjunto de pinturas e desenhos sobre fenómenos naturais, cíclicos que transferem e libertam muita energia.
 
   
  Exposição colectiva
A galeria Verarte apresenta a sua nova exposição, de obras de pequena e média dimensão, em diversas técnicas serigrafia,
lito-grafia, tinta da china, carvão, aguarela e óleo sobre papel, passando para a técnica mista, o óleo e o acrílico sobre tela e madeira.
 
 

 
  Exposição de Fotografia (RE)
Exposição de Fotografia de Michael Bry de 2000-2002, cujo tema é a (RE) Construção de Moliceiro.
 
   
  Doação do Coronel Médico Nascimento Leitão
A “Temporada da China” tem como ponto de partida a doação feita ao Museu de Aveiro, em 1951, de uma colecção de “arte asiática”, reunida por António do Nascimento Leitão, Coronel – Médico. Proeminente benemérito da sua cidade natal, Aveiro, na qual vem a falecer em 1958, deixa o seu nome ligado a várias instituições, entre as quais a Misericórdia, o Hospital, a Câmara Municipal e o Museu de Aveiro.
 
 

 
  Pintura do Mestre Ye Pei Rong
Estrá disponível entre 4 de Dezembro de 2004 e 6 de Janeiro de 2005, na Galeria Morgados da Predicosa, uma exposição de pintura do Mestre Ye Pei Rong.
 
 

 
  Recebendo Alegremente a Primavera
Exposição cedida pela Embaixada da República Popular da China e Centro de Estudos Chineses - ISCSP - UTL.

Não perca entre 11 de Fevereiro e 27 de Março de 2005.
 
 

 
  Exposição Colectiva de Pintura
Exposição colectiva de pintura com a presença dos artistas Albino Moura, António Neves, Artur Bual, Artur Ventura, Damião Porto, Fernando Gaspar, Gracinda Candeias, Helena Justino, João Antas, José Guimarães, Júlio Pomar, Júlio Resende, Mário Portugal, Noronha da Costa e Paulo Ossião.
 
 

 
  "Riscos e Construções" de Rachel Caiano
Exposição de Pintura
Todos os dias das 10h às 24h.
 
   
  «A Arte de Bem Bordar»
Exposição de trabalhos em ponto cruz de Daniela Barrinha.
De Segunda a Sexta-feira, das 9h30 às 19h, e Sábados das 10h às 13h e das 14h às 18h
 
   
  «XXVI Colectividade de Dezembro»
Exposição de pintura, escultura e fotografia com a participação dos artistas Àisar Jalil, Marílinez, Artur Bual, Branislav Mihajlovic, Cruzeiro Seixas, Carlos Estevez, Carlos Lança, Isaque, João Sotero, Júlio Resende, Luís Repiso, Macias Wlosinski, Manuel Patinha, Maria João Franco, Mário Silva, Michael Barrett, Noronha da Costa, Nuno Raminhos, Paulo Neves, Quintas, René Peña, Sheila Fraga, Sobral Centeno, Teresa Trigalhos e Xico Lucena.
 
   
  «O Futebol é uma Arte»
Exposição de pintura da autoria do Aveiro Arte.
Das 12h às 22h.
 
   
  Fotografia de Francisco Isoo / Apresentação Livro Artes Marciais Chinesas
Exposição de Fotografia de Francisco Isoo e Apresentação de Livro sobre Artes Marciais Chinesas.
 
   
  Exposição «Homeostética 6=0»
Depois de ter estado patente no Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves, entre Abril e Julho passado, um significativo núcleo da exposição “Homeostética 6=0” vai poder ser observada na UA.

A inauguração está marcada para as 18 horas do dia 11 de Novembro, na Galeria de Exposições da Livraria da Universidade, com a presença da maioria dos artistas plásticos que assinam as obras expostas e que integram o Grupo Homeoestético – um movimento de actuação crítica em relação à emergência de jovens artistas em Portugal, que surgiu em meados da década de 80.
 
   
  Exposição «Fábrica de Modelos»
Esta exposição, integrada na Fábrica da Matemática, pode ser visitada na Fábrica da Ciência Viva da Universidade de Aveiro, todos os dias, entre as 10h00 e as 18h00, até Janeiro de 2005.

Em pleno século XXVII num planeta distante, um cientista descobre uma fórmula mágica de testar conhecimentos.

- Iuuupi! Gritou o cientista!
- Vou-lhe chamar “fábrica de modelos”!
 
   
  «O Mundo Maravilhoso dos Papéis Recortados»
Esta exposição está integrada no projecto «Temporada da China» e foi cedida pelo Centro de Estudo Chineses do ISCSP-UTL.

Este projecto tem como ponto de partida a doação feita ao Museu de Aveiro, em 1951, de uma colecção de arte asiática, reunida por António do Nascimento Leitão, Coronel - Médico.
A partir desta colecção procurou-se alargar o tema da cultura chinesa, estendendo-o a outras iniciativas como é o caso desta exposição.
 
 

 
  Figuras do Teatro de Sombras
Exposição cedida pelo Centro de Estudos Chineses do ISCSP – UTL no âmbito do Projecto “Temporada da China”. Esta iniciativa integra um conjunto de eventos a realizar até finais de Março de 2005, tais como exposições, workshops, colóquios e um ciclo de cinema chinês.
 
   
  Exposição Colectiva de Pintura, Escultura e Fotografia
Exposição de pintura, escultura e fotografia, com obras dos artistas Alexandre Serra, Artur Bual, Fernando Rodrigues, Gabriel Seixas, Góis Pino, Jesus, Joana Queimadela, João Raposo, João Sotero, Jorge Calero, Júlio Pomar, Júlio Resende, M. Barret, Odete Pinheiro, Paulo Alexandre, Pedro Sotto Mayor, Queimadela, Quintas, Rita Pessanha, Rosa Amaral, Saulo Silveira, Sofia Pereira e Zé Penicheiro.
 
 

 
  Exposição de Imagem «INCLUSÕES»
Sara Margarida Casimiro Silva é neta de estimáveis pessoas da freguesia de Eixo. Nasceu em Lisboa, em 1975, onde estudou e licenciou em Design Industrial pelo IADE. Iniciou o seu trabalho profissional dentro da área de estudo e, actualmente, continua a aperfeiçoar técnicas variadas de grafismo.
 
 

 
  Exposição Colectiva de Desenho, Pintura e Escultura
Exposição de obras de artistas plásticos consagrados a nível nacional e internacional, onde se podem apreciar trabalhos de desenho, pintura e escultura dos seguintes artistas: Albino Moura, António Neves, Artur Bual, Damião Porto, Fernando Gaspar, Gracinda Candeias, João Cutileiro, José Guimarães, Júlio Pomar, Júlio Resende, Mário Portugal, Noronha da Costa, Paulo Ossião e Manuel Cargaleiro.
 
 

 
  Exposição «30 Anos de Pintura de Lopes de Sousa»
Trata-se de uma iniciativa do AveiroArte e da Associação Cultural dos Artistas de Esgueira com visitas guiadas de Artur Fino, no dia 18 de Janeiro, às 16.30 Horas, e de Lopes de Sousa, no dia 29 de Janeiro, às 16.30 Horas.
 
   
  Exposição «O Natal Recebido nos SDUA: 1ª Mostra de Cartões (1994 – 96)»
A equipa dos Serviços de Documentação comemora este ano o Natal, mostrando ao público uma selecção de cartões de Boas estas, recebidos nestes serviços entre 1994 e 1996.
 
   
  Exposição «XXVI Colectividade de Dezembro»
Exposição de pintura, escultura e fotografia com a participação dos artistas Àisar Jalil Maríinez, Alberto Miranda, Artur Bual, Branislav Mihajlovic, Cândido Teles, Cruzeiro Seixas, Carlos Estevez, Carlos Lança, Duarte Vitória, Francisco Relógio, Francisco Simões, Jaime Isidoro, Joana Rêgo, João Sotero, Júlio Resende, Luís Repiso, Macias Wlosinski, Manuel Patinha, Maria João Franco, Mário Césariny, Mário Silva, Michael Barrett, Moisés, Noronha da Costa, Nuno Raminhos, Paulo Neves, Paulo Pina, Quintas, René Peña, Sobral Centeno, Teresa Trigalhos, Warulik e Xico Lucena.
 
 

 
  Exposição de Fotografia «Dar Cor à... Cor»
Exposição de fotografia da autoria de João Tavares.
 
   
  Exposição «Os Bichos que andam por aí»
Trata-se de uma exposição fotográfica de João Cosme onde as crianças são levadas a descobrir e a conhecer melhor os animais que vivem perto de si. Pretende-se que se estabeleça com eles, uma relação mais calma e amigável porque afinal... os bichos andam por aí!
 
 

 
  «Canais da Cidade, Barcos e Água» – Imagoteca de A a Z
Horário de funcionamento da Junta de Freguesia.

O Projecto “Imagoteca de A a Z” consiste na realização de exposições itinerantes nas várias freguesias que constituem o concelho de Aveiro, onde são criados temas alusivos à cidade para cada letra do alfabeto, tendo por base de trabalho o acervo fotográfico da Imagoteca Municipal de Aveiro.
 
 

 
  Exposição de Tchalê Figueira
A obra de Tchalê Figueira, uma das incontornáveis referências culturais de Cabo Verde, assume claros contornos de intervenção social, com ocasionais incursões à fantasia, ao mundo da infância.
 
 

 
  «Gentes e Costumes» – Projecto “Imagoteca de A a Z”
O Projecto “Imagoteca de A a Z” consiste na realização de exposições itinerantes nas várias freguesias que constituem o concelho de Aveiro, onde são criados temas alusivos à cidade para cada letra do alfabeto, tendo por base de trabalho o acervo fotográfico da Imagoteca Municipal de Aveiro.
 
 

 
  Colectiva de Fevereiro
Horário: Terça-feira a Domingo, das 15.00 às 22.00 Horas.
 
   
  Exposição Pintura “Alice...”, de António Bronze
Nesta exposição, o artista evoca os livros de Lewis Carroll entrecruzando nessa temática o seu universo de memórias próximas e longínquas. Este conjunto de trabalhos a Óleo sobre Tela e Acrílico sobre Papel, ocupou o pintor por alguns anos na derradeira etapa da sua vida.

São telas vibrantes de cor e, por vezes, composição temerária. A personagem Alice é a representação de várias mulheres-meninas curiosas, despreocupadas, distantes e sedutoras.
 
   
  «Novíssimos l 2005 – Seis Revelações Emergentes»
A Nuno Sacramento – Galeria de Arte é um projecto que visa trazer a Aveiro, artistas que nunca expuseram nesta cidade, artistas emergentes no panorama nacional da arte contemporânea, que tenham acima de tudo dado mostra do seu talento e da sua criatividade em exposições internacionais, bienais e concursos de arte, onde têm obtido significativos prémios.
 
 

 
  «Encontros de Arte» – Colectiva de Pintura e Escultura
Horário: De Segunda a Sexta-feira, das 10.00 às 12.30 Horas e das 14.30 às 19.30 Horas, e aos Sábados, das 10.00 às 13.00 Horas.

 
   
  «In lavore» - Exposição de Fotografia
“Há profissões que se vão. Está-se olhando e não há realidade: há o instante e o futuro da memória. Não há acontecimentos há emoções das imagens que reflectem a inevitabilidade de beleza das actividades humanas em declínio.
 
   
  Desenhos e Esculturas
João Cutileiro, artista reconhecido internacionalmente, as suas obras são geradoras de ódios e paixões e é o responsável pela grande viragem da escultura portuguesa nos anos 80 e pela ruptura com a estatuária oficial, fazendo-a evoluir do classicismo estilizado para uma nova era completamente liberta da iconografia vigente.
 
   
  Exposição de Pintura de Fernando Rodrigues: “Viagens do olhar”
Esta exposição tem como ponto de partida o conceito de “viagem” no seu sentido mais abrangente.
O artista socorre-se dos conceitos espaço e tempo, entendidos como palcos onde o indivíduo- personagem se movimenta e se constrói.
Fernando Rodrigues nasceu em S. Pedro do Sul em 1970, vive e trabalha em Aveiro, já realizou várias exposições individuais, participou em dezenas de exposições colectivas e em bienais e encontros de arte por todo o país e em Espanha.
 
   
  «Evolução das Praças ao Longo dos Tempos» – Projecto “Aveiro de A a Z”
“ Praças: espaços abertos, aprazíveis, emoldurados por edifícios que lhe dão dignidade e as valorizam…
…elementos definidores/estruturantes do território, delas irradiando ruas e vielas…
…encontro das gentes que as transformam na sua sala de estar… No fundo, são o espelho da própria cidade pela forma como contribuem para a sua identidade”.
 
 

 
  «Fontes e Fontanários» – Projecto “Aveiro de A a Z”
“Durante décadas a água era conseguida através de fontanários abastecidos a partir de várias nascentes.
…os fontanários representavam um elemento congregador da localidade…
 
 

 
  Fotografia Natural
Mostra de alguns trabalhos fotográficos realizados no âmbito dos diversos cursos de fotografia natural realizados em parceria com IPJ Aveiro e o Bionúcleo da Associação Académica da Universidade de Aveiro.
 
   
  Mostra de Cartazes sobre SIDA
Pequena mostra da grandiosa exposição de cartazes do mundo sobre a epidemia do séc. XXI da responsabilidade da Comissão Distrital de Luta contra a Sida de Aveiro.
 
   
  Exposição “Ynari, a Menina das Cinco Tranças
Exposição “Ynari, a Menina das Cinco Tranças”, de Danuta Wojciechowska, com uma organização da Editorial Caminho.

 
   
  QuatroTércios – Exposição de Pintura
Exposição da autoria de Hélder Tércio, Daniel Tércio, João Tércio e Ricardo Tércio
 
   
  Colectiva
Em Abril, a galeria comemora o seu primeiro aniversário e terá uma exposição colectiva de pintura, desenho e escultura dos seus principais artistas.
 
   
  Colectiva de Primavera – Pintura e Escultura
Na pintura apresenta uma selecção de obras recentes dos artistas Lopes de Sousa, Mário Silva, Narciso Martins e Rosa Pereira. Na escultura, uma selecção de obras esculpidas desde o ano 2000, dos artistas Carlos Lourenço, João Sotero, Gabriel Seixas, Paulo Alexandre e Luís Queimadela.
 
   
  I Mostra de Arquitectura e Urbanismo de Aveiro
Trata-se da primeira de seis exposições integradas na I Mostra de Arquitectura e Urbanismo de Aveiro. Esta mostra intitulada “Universo Urbanístico Português (1415 – 1822)” foi concebida pela Câmara Municipal de Lisboa em parceria com a Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos.
Comissários: Prof. Doutor Walter Rossa, Prof. Doutora Renata de Araújo e Arquitecto Helder Carita.
 
   
  Exposição “Todos Nós Animais”
Exposição de ilustrações de Graça Marto para o Livro “Posso Entrar? 30 Estórias com Animais”, de autores como Agustina Bessa-Luís, Álvaro Magalhães, António Maria Pereira, Bárbara Elias, César Príncipe, Henrique do Vale, Isabel Abrunhosa, Isabel Silvestre, Jorge Nuno Pinto da Costa, José Jorge Letria, Manuel de Oliveira, Manuel António Pina, D. Manuel Martins, Mário Cláudio, Padre Mário de Oliveira e Urbano Tavares Rodrigues, entre outros.
 
   
  Exposição “Palcos da Bola”
O mundo do futebol em Fotografias, exposição de José Carlos Sá.
 
   
  Exposição “Gaitas de Foles” do Museu Internacional de Cornamusas de Ourense
 
   
  «Gentes e Costumes» – Projecto «Aveiro de A a Z»
“O ethos - costumes: é uma das formas de regular as sociedades. Normas de conduta colectiva, obrigatória, dentro de um grupo social. A pressão é tal que ninguém se pode subtrair aos costumes, sejam eles convenções ou conveniências (…) Cada comunidade tem os seus conhecimentos populares, hábitos (…) que se transmitem de geração em geração, aos vindouros”.
 
 

 
  «Evolução das Praças ao Longo dos Tempos» – Projecto «Aveiro de A a Z»
“Praças: espaços abertos, aprazíveis, emoldurados por edifícios que lhe dão dignidade e as valorizam (…) elementos definidores/estruturantes do território, delas irradiando ruas e vielas (…) encontro das gentes que as transformam na sua sala de estar (…) No fundo são o espelho da própria cidade pela forma como contribuem para a sua identidade”.
 
 

 
  Colectiva de Junho da Galeria de Arte Vera Cruz
Exposição colectiva com trabalhos da autoria de Albino Moura, António Neves, Artur Bual, Alfredo Luz, Fernando Gaspar, Gracinda Candeias, João Cutileiro, Júlio Resende, Mário Portugal, Mota Urgeiro, Noronha da Costa, Paulo Ossião, Ricardo Paula e Zé Bahia.
 
   
  Exposição de Margarida Botelho
Estará patente até 23 de Maio e pode ser apreciada das 10.00 às 00.00 Horas. Margarida Botelho nasceu em 1979. Formou-se em Arquitectura, mas desde que se lembra sempre gostou de tintas, lápis de cor e folhas brancas para desenhar as palavras e as formas das histórias que inventava. É co-fundadora do grupo de Teatro para a InfânciaRabo de Palha. Em 2001 ganhou o 1º Prémio no Concurso de Poesia e Ficção de Almada na modalidade de Literatura para a Infância com o conto “Do Outro lado da Montanha”.
 
   
  Colectiva de Maio
Exposição que reúne trabalhos dos artistas plásticos: Albino Moura, António Neves, Artur Bual, Fernando Gaspar, João Cutileiro, Júlio Resende, Mário Portugal, Noronha da Costa, Paulo Ossião, Ricardo Paula e Zé Bahia.
 
   
  Exposição “Os Estudantes de Aveiro”
Reedição da iniciativa realizada no ano de 1997, subordinada ao tema “Os Estudantes de Aveiro”, onde se apresentou a toda a Academia e demais interessados, o espólio existente na AAAUA.
 
   
  Exposição de Júlio Resende e Vasco Branco
Integrada na programação das festas do Município de Aveiro, esta exposição da responsabilidade do Círculo Aveiro Arte, pretende salientar o importante papel destes artistas na dinamização e divulgação cultural do concelho, assim como as relações de amizade e de trabalho que os ligam.
 
   
  “Fontes e Fontanários” – Projecto “Imagoteca de A a Z”
“Durante décadas a água era conseguida através de fontanários abastecidos a partir de várias nascentes (...) os fontanários representavam um elemento congregador da localidade (…) um pólo privilegiado de sociabilidade local, em particular feminina, mas também por constituírem, em certos casos, exemplares de património construído”.
 
   
  Colectiva de Primavera – Pintura e Escultura
Na pintura apresenta uma selecção de obras recentes dos artistas Lopes de Sousa, Mário Silva, Narciso Martins e Rosa Pereira. Na escultura, uma selecção de obras esculpidas desde o ano 2000, dos artistas Carlos Lourenço, João Sotero, Gabriel Seixas, Paulo Alexandre e Luís Queimadela.
 
   
  “Evolução das Praças ao Longo dos Tempos” – Projecto “Imagoteca de A a Z”
“Praças: espaços abertos, aprazíveis, emoldurados por edifícios que lhe dão dignidade e as valorizam (…) elementos definidores/estruturantes do território, delas irradiando ruas e vielas (…) encontro das gentes que as transformam na sua sala de estar (…) No fundo são o espelho da própria cidade pela forma como contribuem para a sua identidade”.
 
   
  Traços do Património Edificado de Aveiro 1920 - 1950
Integrada na I Mostra de Arquitectura e Urbanismo de Aveiro, consiste numa exposição de plantas de obras particulares da Câmara Municipal de Aveiro. A divulgação do núcleo de 150 processos tem como objectivo promover o património arquivístico e, paralelamente, contribuir para a preservação do património edificado.
 
   
  Elementos Estruturais e Compositivos da Arquitectura
Integrada na I Mostra de Arquitectura e Urbanismo de Aveiro apresenta formas de trabalhar materiais como a cerâmica, o vidro e o ferro fundido na construção civil. Provenientes do século XIX até à actualidade, estes materiais registam as funções e o gosto determinante de uma determinada época.
 
   
  Exposição «Os Genes e a Alimentação»
Inaugurada em Aveiro no ano em que foi levantada, pela Comissão Europeia, a moratória à comercialização dos alimentos transgénicos, leva-nos a reflectir sobre a necessidade ou não de manipular geneticamente os alimentos. O Homem logo que começou a cultivar, observa e selecciona as espécies que melhor correspondem aos seus objectivos. Hoje em dia, com a engenharia genética, é possível ir mais longe…
 
 

 
  Exposição “Redescobrir Aveiro”
Pela Escola EB 2 3 João Afonso de Aveiro no âmbito do projecto Redescobrir Aveiro
 
   
  Inauguração de Exposição
(Horário a confirmar)
 
   
  “Alice e os Espelhos”
Exposição da artista plástica Sónia Rodrigues. "O impulso provocado por um espelho chega a ser constragendor. O mito da rainha má que conversava com o seu ego imenso através de um espelho, pecando de vaidade, atravessa-nos irremediavelmente o subconsciente. A Alice, por seu lado, atravessava-o e imaginava outros mundos para lá do simples espelho nos seus delírios de menina reguila, desobediente, fugindo do mundo dos adultos através da contemplação extrema de si mesma.
 
 

 
  Inauguração da exposição "Sentes?"
A não perder, na Livraria O Navio dos Espelhos.
 
 

 
  Exposição de Adereços para Dramatização da História da Carochinha
Até 3 de Junho, patente na Casa da Cultura Edifício Fernando Távora (no âmbito da Feira do Livro).
 
   
  Exposição José Júlio e Carlos Lourenço
Dia 11 de junho a Galeria Morgados da Pedricosa abriu o espaço a mais dois artistas. Um já bem conhecido da casa, Carlos Lourenço, “Obreiro de grande inspiração plástica, Carlos Lourenço pode considerar-se um escultor expressionista com um talento aguçado e vigoroso, extremamente exigente consigo próprio e com um acabamento primoroso em todas as peças que executa” (Jeremias Bandarra).
 
 

 
  Marcadores de Livros
Consiste numa exposição de marcadores de livros, propriedade do Doutor Énio Semedo.
 
 

 
  Traços do Património Edificado de Aveiro 1920 - 1950
Integrada na I Mostra de Arquitectura e Urbanismo de Aveiro, consiste numa exposição de plantas de obras particulares da Câmara Municipal de Aveiro. A divulgação do núcleo de 150 processos tem como objectivo promover o património arquivístico e, paralelamente, contribuir para a preservação do património edificado.
 
 

 
  Habitar Portugal 2000-2002
Tendo como objectivo mostrar a melhor arquitectura contemporânea portuguesa realizada entre 2000 e 2002, a exposição, composta por nove projectores em sistema rotativo, apresenta 86 obras de arquitectura incluindo alguns projectos concretizados em Aveiro.
 
 

 
  Pintura de Porcelana dos Alunos da ACAV
De Segunda a Sexta-feira, das 10.00 às 12.00 e das 14.00 às 19.00 Horas e aos Sábados, das 15.00 às 19.00 Horas, no Edifício Calouste Gulbenkian. A entrada é livre.
 
   
  “The Ancestral Life´s Music”, Pintura de Tereza Trigalhos
Esta mostra consiste numa exposição de pintura da autoria de Tereza Trigalhos.
 
   
  POR DEBAIXO DESTA CARAPAÇA
A Galeria Por Amor à Arte em parceria com a
Galeria Nuno Sacramento, abrirá as portas no dia 4 de Junho, ás 15:30 com uma nova exposição: “POR BEBAIXO DESTA CARAPAÇA”.

Uma jovem talentosa artista “CARLA FARO BARROS” (n.Portugal/Porto,1969) ensaia um novo ciclo de mostra de arte, desde o dia 4 de Junho até dia 23 de Julho, na Rua Miguel Bombarda, nº 572.
 
 

 
  Fotógrafos da Vida Selvagem 2005
A Fábrica de Ciência Viva vai receber a exposição organizada pelo Museu de História Natural de Londres e pela Revista BBC Wildlife Magazine que reúne anualmente as melhores fotografias da Vida Selvagem seleccionadas entre mais de 18.500 fotografias levadas a concurso, provenientes de 50 países.
Uma colecção que contém uma grande variedade de objectos e estilos, desde retratos, exposições de comportamento animal ou paisagens até imagens abstractas. Todas elas destacam o esplendor, o dramatismo e a variedade de vida na Terra.
Esta é a exposição que mais êxito tem no Museu de História Natural, bem como a que mais tempo permanece em exibição.
 
 

 
  Fábrica de Modelos
Exposição destinada à divulgação do projecto Matemática Ensino da Universidade de Aveiro que pretende criar uma plataforma de Ensino Assistido por Computador. Actualmente disponível apenas na Internet e abrangendo os vários graus de ensino, do Básico ao Superior.
 
 

 
  «Os Genes e a Alimentação»
Inaugurada em Aveiro no ano em que foi levantada, pela Comissão Europeia, a moratória à comercialização dos alimentos transgénicos, leva-nos a reflectir sobre a necessidade ou não de manipular geneticamente os alimentos. O Homem logo que começou a cultivar, observa e selecciona as espécies que melhor correspondem aos seus objectivos. Hoje em dia, com a engenharia genética, é possível ir mais longe…
 
 

 
  Exposição de Junho
A exposição colectiva de Junho integra obras de 19 artistas na pintura e 5 artistas na escultura. Na pintura a temática dominante é a região de Aveiro. A colectiva está patente até 4 de Julho, de terça a sábado das 15h às 21h.
 
 

 
  “Da concepção à construção” – Elementos do Projecto da Autoria do Arquitecto Álvaro Siza Vieira
“Da concepção à construção” é uma exposição que contém os elementos do projecto de arquitectura da Biblioteca da Universidade de Aveiro, da autoria do Arquitecto Álvaro Siza Vieira. Esta mostra integra-se nas comemorações dos dez anos da construção da Biblioteca da Universidade de Aveiro.
 
   
  “Gentes e Costumes” – Projecto “Imagoteca de A a Z”
“O ethos - costumes: é uma das formas de regular as sociedades. Normas de conduta colectiva, obrigatória, dentro de um grupo social. A pressão é tal que ninguém se pode subtrair aos costumes, sejam eles convenções ou conveniências (…) Cada comunidade tem os seus conhecimentos populares, hábitos (…) que se transmitem de geração em geração, aos vindouros”.
 
 

 
  “Canais” – Projecto “Imagoteca de A a Z”
Alguns autores referem que a natureza dividiu Aveiro em dois cursos de água, que o Homem uniu através da construção de pontes. Os canais são autênticas ruas aquáticas que foram estruturadas entre os Séculos XVIII e XIX.
 
 

 
  «Evolução das Praças ao Longo dos Tempos»
“Praças: espaços abertos, aprazíveis, emoldurados por edifícios que lhe dão dignidade e as valorizam (…) elementos definidores/estruturantes do território, delas irradiando ruas e vielas (…) encontro das gentes que as transformam na sua sala de estar (…) No fundo são o espelho da própria cidade pela forma como contribuem para a sua identidade”.
 
 

 
  «Arte Nova no Papel»
Exposição que incide sobre a publicidade de pendor Arte Nova publicada nos jornais e nas revistas locais, bem como na Illustração Portugueza. Esta exposição explora o grafismo, uma das características mais marcantes deste movimento e, ainda, as vivências da altura, o comércio local, a reacção da sociedade a um novo estilo...
 
   
  “Fontes e Fontanários” – Projecto “Imagoteca de A a Z”
“Durante décadas a água era conseguida através de fontanários abastecidos a partir de várias nascentes (...) os fontanários representavam um elemento congregador da localidade (…) um pólo privilegiado de sociabilidade local, em particular feminina, mas também por constituírem, em certos casos, exemplares de património construído”.
 
 

 
  Colectiva dos Alunos da ACAV
Exposição de encerramento do ano lectivo da ACAV, que reúne os trabalhos dos alunos dos cursos de pintura e desenho, cerâmica, pintura de azulejos e escultura.
 
   
  “Evolução das Praças” – Projecto Imagoteca de A a Z
Praças: espaços abertos, aprazíveis, emoldurados por edifícios que lhe dão dignidade e as valorizam (...) elementos definidores/estruturantes do território, delas irradiando ruas e vielas (...) encontro das gentes que as transformam na sua sala de estar (...). No fundo são o espelho da própria cidade pela forma como contribuem para a sua identidade.
 
 

 
  “Fontes e Fontanários” – Projecto Imagoteca de A a Z
Durante décadas a água era conseguida através de fontanários abastecidos a partir de várias nascentes (...) os fontanários representavam um elementos congregador da localidade (...) um pólo privilegiado de sociabilidade local, em particular feminina, mas também por constituírem, em certos casos, exemplares de património construído.
 
 

 
  Exposição “Arte Fashion”
Exposição de joalharia de Claudina Oliveira, Filipa Gomes, Filomena Praça, Luisa Pedroso, Maria Martinho, Marta Matias, Patricia Guedes, Priscilla Cruz e Susana Alves. Design Textil de TM Collection e Soih. Pintura de Susana Rosa e Ricardo Leite.
 
   
  Exposição de Peças de Moda
A criadora Manuela Rua tem aberta ao público, uma exposição permanente de peças de moda da sua autoria.
 
   
  Colectiva de Verão
Mostra de trabalhos de Albino Moura, António Neves, Artur Bual, Alfredo Luz, Cargaleiro, Damião Porto, Fernando Gaspar, João Cutileiro, Júlio Resende, Mário Cesariny, Mário Portugal, Mota Urgeiro, Noronha da Costa, Paulo Ossião, Pedro Buisel, Ricardo Paula e Zé Bahia.
 
   
  Colectiva de Julho e Agosto
Esta exposição reúne trabalhos de Cândido Teles, Michael Barrett, Zé Penicheiro, Narciso Martins, Mário Silva, Rosa Amaral, Jesus, A. Neves, Júlio Resende, Noronha da Costa, Gracinda Candeias, J. Calero, L. Queimadela, Mário Portugal, J. Pomar, Lopes de Sousa, Saulo Silveira, Góis Pino, Joaquim Filipe, Zé Bello, Carlos Lourenço, João Sotero, Gabriel Seixas e Paulo Alexrande.
 
   
  “A Few Stories”, Pintura de Macias WLOSINSKI
Macias WLOSINSKI (n.Szczecin, Polónia 1958) apresenta na Rua do Gravito nº 22 – Aveiro, uma significativa mostra com cerca de quarenta telas a óleo onde retrata vários temas e historias das suas vivências e passagens por terras piscatórias portuguesas até às gentes e locais da velha Havana da Ilha de Cuba.
 
   
  P.A.U.M.A. Obras seleccionadas de Arquitectura e Urbanismo de Aveiro
A culminar a I Mostra de Arquitectura e Urbanismo do Município de Aveiro exibem-se as obras seleccionadas pelo júri para a atribuição do P.A.U.M.A. Prémio de Arquitectura e Urbanismo de Aveiro, referente a projectos concretizados entre 2002/3, no concelho de Aveiro.
 
   
  Ideias e Rumos – Pintura Contemporânea de A. Carlos Souto
“Num percurso marcado pelo seu espírito criador e experimentalista, com as suas experiências matéricas aliadas à combinação de cores, o artista plástico aveirense apresenta trinta e quatro telas, a maior parte conseguida após a sua visita com o Mestre Hélder Bandarra às galerias dos Museus de Madrid, Londres e Nova Iorque.
 
   
  Exposição de Fotografia de Michael Bry
Michael Bry é alemão e radicou-se no Chile, onde seguiu os estudos em História da Arte e Pintura na Universidade de Santiago. Aí iniciou os seus trabalhos fotográficos. Trabalhou nos Estados Unidos da América, México, Alemanha e Espanha. Actualmente reside em Portugal, onde expõe, depois de o ter feito nos países onde residiu e trabalhou.
 
   
  Arte Fashion II
Exposição de joalharia de Claudina Oliveira, Ana Filipa Gomes, Filomena Praça, Luísa Pedroso, Maria Martinho, Marta Matias, Patrícia Guedes, Priscilla Cruz e Susana Alves.
 
   
  Blogaveiro: Gotas
Exposição de fotografia da autoria de Fausto Ferreira.
 
   
  Blogaveiro: À Descoberta da Serra
Exposição de fotografia da autoria de Paulo Bastos.
 
   
  Arte Nova no Papel - Logotipos
Exposição feita com base nas propostas apresentadas no Concurso de Ideias e Design "Logotipos", no âmbito do projecto Museu Arte Nova.
 
   
  Blogaveiro: Rephlexos
Exposição de fotografia de vários autores.
 
   
  Blogaveiro: Papel de Parede
Exposição de fotografia da autoria de helena Marques.
 
   
  A minha tribo
Exposição de ilustrações da autoria de Paula Rebelo.
 
   
  VII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro
A VII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro é inaugurada no póximo Sábado, dia 17 de Setembro, pelas 18.00 Horas, na Galeria do Edifício da antiga Capitania do Porto de Aveiro.
 
   
  Exposição de Marcadores de Livros
Imagine-se uma colecção de marcadores de livros. Todos diferentes, em cor e feitior, mas todos com uma mesma função, marcar a página de um livro que ainda não se acabou de ler ou de um momento que não queremos esquecer.

 
   
  Metaflux: duas gerações na arquitectura portuguesa recente
Metaflux explora os fluxos de influência e contexto no domínio da arquitectura contemporânea portuguesa. Integrada na I Mostra de Arquitectura e Urbanismo de Aveiro, a exposição explora o modo como identidades culturais em transformação definem novas atitudes e posições para a pratica da arquitectura.
 
 

 
  Exposição de António Poppe
António Poppe manipula a palavra como a um corpo que roda dentro da boca e depois cá fora voa ou nada? O recitador, poeta e artista plástico vai ocupar as paredes da Livraria com as suas colagens até ao dia 14 de Outubro.
 
   
  Exposição Bibliográfica de Albert Einstein
O Departamento de Física no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Física organiza em conjunto com a Biblioteca da Universidade de Aveiro esta exposição para dar a conhecer parte do espólio da biblioteca sobre o génio Albert Einstein.
 
 

 
  Colectiva de Arte
Mostra de trabalhos de Albino Moura, António Neves, Artur Bual, Alfredo Luz, Cargaleiro, Damião Porto, Fernando Gaspar, João Cutileiro, Júlio Resende, Mário Cesariny, Mário Portugal, Mota Urgeiro, Noronha da Costa, Paulo Ossião, Pedro Buisel e Ricardo Paula.
 
   
  Olhares – Exposição de Zé Augusto
Zé Augusto nasceu a 12 de Fevereiro de 1930, em Aveiro. Autodidacta, experimentalista, apresenta uma mostra da sua obra com trabalhos em acrílico sobre papel, óleo sobre tela, aguarela e painéis em azulejo, onde são marcantes temas sobre a sua paixão pela Beira Mar, costumes e figuras típicas da cidade e da região.
 
 

 
  Nova Figuração | Narciso Martins
O artista Narciso Martins apresenta uma nova fase da sua vivência plástica com 25 anos de exposições. Na sua nova fase apresenta uma colecção de 16 obras, “corpos em cenários envolventes….”, usando técnica mista s/ tela de dimensões razoáveis, médio e grande formato.
 
 

 
  (Un) Shore Lines - Pintura e Fotografia de David Manley
David Manley é director e professor de Arte na Universidade de Derby, no Reino Unido, e presidente da Comissão de Investigação da School of Arts, Design & Technology.
 
 

 
  Exposição anual do AveiroArte
Pintura , escultura, cerâmica. Exposição anual dos sócios do Aveiro Arte.
 
 

 
  Exposição de PiNtuRa e EscUltuRa
A exposição de Pintura de Ana Silva e Paulo Brighenti e Escultura de Francisco Pazos está patente de 21 de Outubro a 23 de Novembro, no Bobogi espaço de arte.
 
 

 
  INTROSPECTING…- Duarte Vitória
A partir do dia 5 de Novembro de 2005, a Galeria Nuno Sacramento, abrirá as suas portas exibindo uma nova exposição: “INTROSPECTING…”, mostra individual do artista plástico DUARTE VITÓRIA.